Listamos nesse post possíveis causas comuns para a queda de cabelo:

Dietas rígidas

Deficiências nutricionais sérias podem ser causadas por dietas muito restritivas, sendo essas as que proíbem ou diminuem demais o consumo de alguns tipos de alimentos. O cabelo pode ser um dos primeiros afetados! Isso acontece pois o nosso corpo utiliza as proteínas, minerais, aminoácidos, lipídios, entre outros, para manter nossos folículos capilares funcionando, porém, essas substâncias também são necessárias para o bom funcionamentos de outras partes do corpo. Se algum desses elementos estiver faltando no organismo, o corpo vai priorizar os órgãos e sistemas mais importantes. O cabelo é um dos últimos da fila, se os nutrientes não forem suficientes para os outros órgãos e sistemas, provavelmente ele é que vai ficar sem! Por isso recomendamos sempre uma alimentação balanceada, para garantir a saúde do corpo e sua saúde capilar.

Danos ao cabelo

Hábitos que temos com os nossos fios, podem estar os danificando e, portanto, podem ser a causa de eles estarem caindo. São hábitos muitos comuns como:

– Alisamento e modelagem térmicos: A aplicação de calor excessivo, com secadores, pranchas, modeladores de cabelo, podem danificar a estrutura dos fios, e por consequência, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a quebrarem. O ideal é utilizar o mínimo de calor possível e utilizar produtos que ofereçam proteção térmica.

– Banhos muito quentes: A água quente demais pode deixar os fios ressecados e com as cutículas abertas, o que os torna frágeis, além de irritar a pele do couro cabeludo. Em casos como caspa e psoríase, onde a queda está relacionada à algum tipo de infecção, a água muito quente pode acabar piorando esses quadros levando à um aceleramento da perda dos fios.

– Penteados apertados: Prender os cabelos em rabos de cavalo muito apertados, coques, ou tranças muito rentes ao couro cabeludo, por exemplo, causam muita tensão nos fios, o que pode resultar em queda, pois eles podem ser arrancados dos folículos. A longo prazo, essa condição pode se tornar alopécia por tração.

Envelhecimento

A idade chega a todos. A queda de cabelo relacionada ao envelhecimento não deve ser confundida com a alopécia androgenética. Os efeitos que o envelhecimentos trazem aos fios são mais difusos:

– Os fios vão ficando brancos;

– O cabelo tende a se tornar mais fino e seco, sendo propenso a se quebrar com mais facilidade;

– As fases de crescimento dos fios vão se tornando mais reduzidas.

Claro que os aspectos nutricionais, medicamentos e problemas de saúde podem acentuar a queda. O ideal é sempre manter os cuidados em dia, e procurar ajuda profissional caso algum fator possa estar fazendo os cabelos cair mais que o normal. Agende uma visita, conheça a clínica e tudo o que temos a te oferecer, a última tecnologia, aliada à medicina avançada e acolhimento humano.